Novembro Azul

3 lições que aprendi na prática sobre startups e barbas

barbas startups man lab 2

Não são poucos os homens que querem deixar a barba crescer ou começar um negócio, mas nenhuma das opções é algo para qualquer um. Infelizmente, muitos fatores irão interferir em ambas as jornadas e, acima de tudo, fazer com que seu objetivo seja alcançado exigirá esforço e dedicação. 

Atenção: Esse não é um texto para te desanimar a cultivar sua barba ou uma desculpa para que você não comece seu negócio próprio. Trata-se de uma reflexão sobre que tipo de homem você é e como deve lidar com os desafios que surgirão durante sua empreitada, seja ela qual for.

Para que você possa entender um pouco melhor as lições que aprendi enquanto deixava a barba crescer e fundava uma startup, listei apenas 3 itens que você não pode deixar de observar.

1. COMECE AGORA, MAS TENHA PACIÊNCIA

Você navega pela internet e vê aqueles caras como o ZZ Top, o Gandalf, Zach Galifianakis e até os modelos bonitões com suas frondosas barbas e pensa: “Cara, vou deixar a barba crescer!” Então, uma semana passa, você acorda, olha no espelho e vê aqueles fios estranhos em seu rosto. O que você faz? Se você for um homem decidido e determinado, vai entender que para cultivar uma barba, você terá que passar por muitas fases de adaptação, terá que ter paciência para chegar aonde deseja, viver cada dia com o seu objetivo em mente, pensando que aqueles fios estranhos precisam de cuidado. Toda transformação tem uma fase de adaptação que não é fácil, mas que irá passar. Mas lembre-se que o passo mais importante já foi dado: Você começou! 

O mesmo acontece com empreender, você não se tornará o novo Steve Jobs do dia para noite. Para criar um bom produto ou serviço você tem que começar e aprender com seus erros. No mundo das startups há o conceito de “MVP” (sigla em inglês que significa produto mínimo viável) que nada mais é do que a versão mais simples do seu produto ou serviço que pode ser lançada com o mínimo de esforço e tempo de desenvolvimento possível.

O MVP é o primeiro passo para se ter uma empresa de sucesso no futuro, mas você deverá testar e aprender com seus erros para aprender o que funciona e o que não funciona. Assim verá quais são as ferramentas e processos necessários, o que te ajuda e o que te atrapalha. Mais uma vez, o fundamental foi feito: você começou a transformar uma ideia que estava apenas na sua cabeça em algo real.

Lição n°1: Barbas e startups. Ninguém constrói uma barba épica (ou uma empresa de sucesso) da noite para o dia, porém quem chegou lá começou de algum lugar. Transforme sua ideia em ação.

 

2. VOCÊ SERÁ O "DIFERENTE COMUM" 

O que é ser o “diferente comum”? Bem, a não ser que você viva em uma comunidade Amish, ou em um reduto hipster, cultivar uma barba não é algo tão comum, mesmo assim as pessoas já viram, conhecem alguém ou tem aquele famoso “o amigo de um amigo meu”. No final, o que isso significa? De modo geral, você se destoará do seu grupo de amigos.

Uns não deixam crescer a barba porque o emprego não permite,  pois trabalham em lugares mais conservadores, como bancos, escritórios de advocacia, etc; outros porque ouvem demais a opinião das outras pessoas. Outros ainda até tentam, mas não são persistentes o suficiente para conquistar seu objetivo.

Já percebeu o paralelo com empreender, não é? Novamente, se você não mora no vale do silício, perguntas como “Porque você largou o seu emprego?”, “Você não tem um trabalho de verdade?” e outros absurdos serão ditos.

Quando você começa a empreender, toma a coragem de enfrentar diversos desafios, larga o emprego de carteira assinada, vai contra a opinião de amigos e parentes, insiste em uma “aventura”, que muitos dizem ser só uma fase, mas você sabe que isso não é uma fase, crescer uma barba montar uma empresa, é mais do que uma fase, um chamado para sua vocação.

Lição n°2: Barbas e startups. Nem todos vão gostar e apoiar você no seu novo estilo de vida, mas quando se faz algo que vale a pena ser feito, você nunca irá agradar todo mundo.

3. CUIDADOS E APRENDIZAGEM CONSTANTE

Finalmente suas ideias não são mais apenas ideias e você finalmente começou a sua nova vida! Sua barba está crescendo, porém a sua aparência está mais próxima da de um náufrago do que do galã que você viu na internet, nitidamente algo não está certo. Concorda?

Sua barba necessita, assim como sua empresa, de uma constante avaliação, análise e orientação. 

Não evite se olhar no espelho, tente encarar o que está acontecendo e entender o porquê de algo estar saindo do planejado. Avalie, analise, corrija e siga em frente. Muitos não fazem isso por vaidade, falta de experiência ou até mesmo por medo de enfrentar os fatos. A verdade é que às vezes a realidade é dura, mas um olhar crítico e uma avaliação periódica podem mudar o rumo da sua barba empresa, evitando que pequenos problemas tornem-se em dores de cabeças gigantescas.

Lição n°3: Barbas e startups. Para uma jornada de sucesso, uma rotina de auto avaliação te levará a corrigir os erros mais rapidamente, garantindo que os problemas permaneçam pequenos e que possam ser eliminados.

Crescer a barba e empreender tem muito mais em comum do que imaginamos, poderia traçar mais uns 10 paralelos sobre o tema, mas o fato é que conhecimento pode ser retirado de coisas simples e cotidianas.

Bem, seja lá o que você for fazer, deixar seus pelos faciais crescerem ou lançar uma startup revolucionária (e porque não os dois?), espero que tenha gostado das lições e dicas que aprendi na prática.

--

Sobre o autor: Kelvin Gunji Araki é o fundador do Scribe (www.wescribe.co) e do app Check’n Chat (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.samurailabs.checkandchat) tem um gosto bem diversificado que vai de poemas, séries, animes e clube da luta. Ainda procura as respostas da vida através da escrita, leitura e estudos. Pode ser encontrado no email: kelvin@wescribe.co


Deixe seu comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.

TROCAS E DEVOLUÇÕES

SATISFAÇÃO GARANTIDA OU SEU DINHEIRO DE VOLTA

Se por qualquer motivo um produto não atender às suas expectativas você poderá devolvê-lo, caso este ainda não tenha sido violado e não tenha sinais de uso. A nota fiscal e  todas as suas embalagens originais devem ser preservadas. A devolução do produto deve ser solicitada pelo email faleconosco@manlab.com.br em até 7 dias corridos, contados a partir do dia do recebimento. Deve-se seguir as instruções de devolução informadas por email, dessa forma você receberá 100% do seu dinheiro de volta.

Em caso de produtos quebrados ou com defeito, avise-nos imediatamente após o recebimento. Nós enviaremos outro produto prontamente ou devolveremos seu dinheiro - você escolhe.

PRODUTO EM DESACORDO COM O PEDIDO

Caso receba um produto diferente do que pediu, entre imediatamente em contato pelo email faleconosco@manlab.com.br notificando o caso em até 7 dias corridos após o recebimento do produto. Siga as instruções enviadas por email.