BARBA, INIMIGOS E DEFENSORES FEROZES

kanye west man lab

"Tal como objetos de grande valor, a barba nunca revelou pequenas disputas; seus inimigos e seus defensores, são ferozes." 


Quando decidimos empreender uma jornada, seja ela qual for, devemos ter em mente que virão obstáculos e dificuldades. Com a barba, não é diferente. Cultivar a barba é mais que simplesmente abandonar a navalha e deixá-la crescer. No início, travamos uma batalha contra nós mesmos: comichão (coceira), insatisfação com o visual  “desleixado” e a ansiedade de atingir o comprimento desejado em curto período de tempo, são apenas alguns dos obstáculos à superar.

A  primeira fase do crescimento perdura por, no mínimo, quatro semanas (deve-se considerar, é claro, a genética e  a propensão de crescimento capilar de cada indivíduo). Após esse período a tendência é de diminuir a comichão e aumentar a incidência de apelidos; sim, o pior ainda está por vir. O Balm é um grande aliado para ajudar a transpor essa incômoda barreira da comichão. Lavar o rosto diariamente com shampoo para barba, também é muito importante. Mas o principal é ter em mente que essa fase vai passar.


Então, após  esse  processo  inicial  de  crescimento,  começa  a verdadeira saga. Apelidos e perguntas infelizes são as grandes marcas da segunda fase da jornada. É nesse período que se separam os que sucumbirão às investidas daqueles que não apreciam um rosto barbado, dos que seguirão firmes em seu propósito. Verdade seja dita, algumas perguntas me incomodam, mas sempre tive resposta pronta entrega aos que me abordam com indagações capciosas. Uma das perguntas que mais ouço é:  “Por que você deixa sua barba crescer tanto?”.  A resposta me parece muito óbvia: Pelos mesmos motivos que eles  tiram as suas. A maioria tem o hábito de se escanhoar com frequência porque gosta do rosto  imberbe; ou porque suas namoradas/esposas não gostam de um rosto barbado; para manter uma  aparência mais jovem. Ou ainda, porque não têm paciência para deixá-la crescer. Nós, no entanto, gostamos do rosto coberto; não queremos parecer tão jovens; nossas esposas/namoradas não se opõem a nossa  escolha, e temos toda paciência necessária para cultivá-la. Simples, não?

A fase final é aquela em que chegamos ao comprimento desejado. Para alguns, o ápice da barba longa
é o “Yeard”. Este termo, em inglês, surgiu para designar aqueles que alcançam um ano completo sem tirar a barba. É uma junção das palavras Year (ano) e Beard (barba). Para outros (eu, por exemplo), a  jornada continua. Esta fase caracteriza-se pela quantidade de olhares e comentários que sua barba irá atrair.  E também pela quantidade de fios que começam a cair. Então, é necessário lançar mão de produtos para deixá-la limpa e bem cuidada. Alguns dizem que é uma grande “frescura” esse cuidado com a barba. Eu digo que é nada menos que higiene. Ou será também frescura lavar os cabelos e usar perfumes?

Independente do comprimento que se almeje chegar saiba  que, ao decidir cultivar a barba, você irá angariar muitos predicados e a maioria deles não tem o intuito de lhe enaltecer. Mas quê significado teria  empreender uma jornada sem obstáculos?  

Aos que chegam ao final, a satisfação de atingir o objetivo e ostentar alguma credibilidade. Aos que desistem, a certeza que poderão lograr êxito em um momento mais oportuno, no futuro.

Óleo para Barba Man Lab

Shampoo para Barba e Rosto Man Lab

Sabonete Masculino na Corda Man Lab

--

Sobre o autor: Marcelo Kantelle é o idealizador e criador de conteúdo do Canal BerserkeR MarceloKantelle, no Youtube e colaborador do blog Man Lab. Um entusiasta da barba, procura passar por meio de seus vídeos e textos seu conhecimento sobre o assunto: BARBA. Aficionado por filmes, livros e sagas medievais, encontra nesses veículos a inspiração para seu conteúdo. Não gosta do Papai Noel. Pode ser encontrado no email: marcelokantelle@hotmail.com


Deixe seu comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.

TROCAS E DEVOLUÇÕES

SATISFAÇÃO GARANTIDA OU SEU DINHEIRO DE VOLTA

Se por qualquer motivo um produto não atender às suas expectativas você poderá devolvê-lo, caso este ainda não tenha sido violado e não tenha sinais de uso. A nota fiscal e  todas as suas embalagens originais devem ser preservadas. A devolução do produto deve ser solicitada pelo email faleconosco@manlab.com.br em até 7 dias corridos, contados a partir do dia do recebimento. Deve-se seguir as instruções de devolução informadas por email, dessa forma você receberá 100% do seu dinheiro de volta.

Em caso de produtos quebrados ou com defeito, avise-nos imediatamente após o recebimento. Nós enviaremos outro produto prontamente ou devolveremos seu dinheiro - você escolhe.

PRODUTO EM DESACORDO COM O PEDIDO

Caso receba um produto diferente do que pediu, entre imediatamente em contato pelo email faleconosco@manlab.com.br notificando o caso em até 7 dias corridos após o recebimento do produto. Siga as instruções enviadas por email.