UM BARBUDO NA ENTREVISTA DE EMPREGO

entrevista emprego barba barbudo MAN LAB
Como todos sabemos, encontrar emprego está mais difícil nos dias de hoje. E se você ostenta aquela barba de responsa as chances são ainda menores, certo? Errado! Essa premissa está mudando devido ao fato de muitos, hoje, aderirem ao uso da barba mais comprida.  E também pela mudança na mentalidade do pessoal de Recursos Humanos; uma barba não define o caráter ou a conduta do profissional que a possui.

É claro que ao analisarmos esta questão, devemos considerar o segmento a que se pretende disputar a vaga. Se você tem aquela barba de mais de um mês (para aqueles que após um mês já ficam parecendo o Chewbacca), deve ter em mente que caso tente entrar para a equipe de funcionários da cozinha de um restaurante, suas chances são praticamente zero. Quando vemos aqueles programas de Chefes de Cozinha, na tv, com suas barbas "ralas", ou então aparece um cidadão na novela que é padeiro e tem a barba igual a do Brutus, pensamos que esse seguimento realmente aceita os barbados de braços abertos. Ledo engano! Outro seguimento que também não é muito promissor é o de laboratórios e indústrias de remédios, entre outros. Nada mais óbvio, não é? Fios de barba e produtos químicos não formam uma boa companhia.

Participei de uma entrevista, há algum tempo, em que a função era de "Writer" - atendente de mesa que anota os pedidos dos clientes e os envia à cozinha. A primeira coisa que ouvi foi: "Você deve retirar a barba imediatamente após a aprovação na entrevista...". Não passei na tal entrevista, mas por motivo de não ter experiência nesta área. 

Quando for procurar emprego, atente para o segmento e para a receptividade do mesmo em relação aos pelos faciais. Muitas empresas, em setores distintos, não tem qualquer restrição quanto ao uso da barba seja em que comprimento for.  Produção industrial, comércio, lojas de instrumentos musicais, mercado publicitário, telemarketing... Há uma gama de locais onde não há qualquer problema em se cultivar a barba comprida. 

Sabendo que a barba pode ser um item negativo em relação ao entrevistador, e considerando sempre a possibilidade de você ser o único candidato 
barbudo, procure não diminuir suas chances de sucesso. Mas como fazer isso? Não vá para a ​entrevista usando roupas chamativas, jóias/bijuterias chamativa ou um perfume muito forte. Ninguém deve mudar sua personalidade para conseguir um emprego, mas a questão é: o examinador também pensa assim?  Na dúvida, seja você quem ele procura. Tenha em mente que você deve ser o mais neutro possível em relação a gostos pessoais; músicas, bandas, ideologia política ou religiosa. Aquela foto do Che Guevara na camiseta em nada contribuirá para conquistar a confiança do examinador, a menos que ele também esteja usando uma. Não arrisque.
Mostre  apenas o que ele deseja ver e ouvir. Jamais minta ou invente algo que você não possa provar que sabe fazer.
Por fim, mas não menos importante, esteja confiante e seja determinado. O mais difícil era estar entre os candidatos, e isso seu currículo já fez . O resto... só depende do seu desempenho, não da sua barba.

Óleo para Barba Man Lab

Shampoo para Barba e Rosto Man Lab

Sabonete Masculino na Corda Man Lab

--

Sobre o autor: Marcelo Kantelle é colunista do blog MAN LAB, entusiasta da barba e criador do Canal BerserkeR MarceloKantelle, no Youtube. Procura passar por meio de seus vídeos e textos seu conhecimento sobre o assunto BARBA. Pode ser encontrado no email: marcelokantelle@hotmail.com


1 Resposta

Wilker
Wilker

Março 28, 2017

Excelente matéria!

Deixe seu comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.

TROCAS E DEVOLUÇÕES

SATISFAÇÃO GARANTIDA OU SEU DINHEIRO DE VOLTA

Se por qualquer motivo um produto não atender às suas expectativas você poderá devolvê-lo, caso este ainda não tenha sido violado e não tenha sinais de uso. A nota fiscal e  todas as suas embalagens originais devem ser preservadas. A devolução do produto deve ser solicitada pelo email faleconosco@manlab.com.br em até 7 dias corridos, contados a partir do dia do recebimento. Deve-se seguir as instruções de devolução informadas por email, dessa forma você receberá 100% do seu dinheiro de volta.

Em caso de produtos quebrados ou com defeito, avise-nos imediatamente após o recebimento. Nós enviaremos outro produto prontamente ou devolveremos seu dinheiro - você escolhe.

PRODUTO EM DESACORDO COM O PEDIDO

Caso receba um produto diferente do que pediu, entre imediatamente em contato pelo email faleconosco@manlab.com.br notificando o caso em até 7 dias corridos após o recebimento do produto. Siga as instruções enviadas por email.