Bigodes no cinema

Para  cultivar o bigode é preciso ter, além de pelos, coragem. Sim, pode ter certeza de que um bigode bem cultivado, chama mais atenção até mesmo que a própria barba. O bigode, por si só, já denota certa imponência e poder de seu possuidor. Na Índia, os policiais ganham bonificações caso deixem seus bigodes crescerem. Algumas das personalidades mais marcantes da História, ostentavam bigodes. Entre eles podemos citar: Albert Einstein, Gandhi, Salvador Dalí, Martin Luther King, Charles Chaplin. E já que este artigo é sobre bigodes e cinema, vamos começar com esse último, que foi um dos maiores (senão o maior) gênios da sétima arte.

CHARLES CHAPLIN (O Grande Ditador) 
 CHARLES CHAPLIN BIGODES NO CINEMA MAN LAB

Por pura ironia, ou não, o bigode mais famoso, e talvez mais antigo do cinema, era falso. Sim, Charles Chaplin usou bigodes postiços em seus filmes. Os bigodes foram vendidos num leilão em 2004 e saíram pela “bagatela” de 19,9 mil libras, cerca de 152 mil reais, à época. Um dos filmes em que ele ostenta seu “escovinha” (este era o nome desse estilo de bigode, na década de 30) é, O GRANDE DITADOR (1940). Nesta película ele faz uma satírica referência a Adolf Hitler. Hoje, o escovinha é mais conhecido como Bigodinho do Chaplin ou, do Hitler.

CHARLES BRONSON (Desejo de Matar 1, 2, 3, 4....)
CHARLES BRONSON DESEJO DE MATAR MAN LABÉ difícil lembrar dele e não vir à mente a imagem do clássico bigode. Foi marca registrada nas sequências do filme DESEJO DE MATAR (cinco, ao todo). O bigode do Charles Bronson é tão icônico que até ganhou destaque no filme BRONSON, de 2008, em que Tom Hardy interpreta o prisioneiro britânico Michael Peterson. Este, considerado o prisioneiro mais violento da Grã-Bretanha, desenvolveu um alter-ego psicótico na cadeia e achava que era o personagem Paul Kersey de DESEJO DE MATAR. Para vocês verem como o bigode de Charles Dennis Buchinsky (esse era o nome verdadeiro do Charles Bronson) era poderoso.

EDDIE MURPHY (Um Tira da Pesada)

EDDIE MURPHY TIRA DA PESADA MAN LAB
Este clássico dos anos oitenta apresentou Eddie Murphy, e seu “bigodinho patife”, para os holofotes. Os trejeitos e sacadas do personagem têm tudo a ver com esse estilo do “acessório capilar” que, para as moças, naquela época, era tido como um dos bigodes mais sexy. Aqui, ele está na pele do personagem Axel Foley, um policial politicamente incorreto e com métodos nada convencionais, que se dirige para a cidade de Beverly Hills onde pretende investigar a morte de um amigo, ocorrida sob circunstâncias muito suspeitas. Outra marca registrada desse filme, é a trilha sonora. Não lembro de ter visto o Eddie em algum filme, sem bigode. Se vocês souberem, comentem aí embaixo.

DANIEL DAY-LEWIS (Gangues de Nova York)

DANIEL DAY-LEWIS Gangues de Nova York MAN LAB
Sem dúvida um belo bigode. Pensam que é fácil fazer essa “voltinha”? Não é! Eu já tentei. Em Gangues de Nova York, Mr. Lewis é Willian Cutting, um imigrante irlandês que entra em conflito com seu conterrâneo, Amsterdam Vallon (Leonardo DiCaprio). O que culmina numa das sequencias de luta com facas, mais violentas das telonas. Com este bigode, Daniel ocupa a oitava posição na lista feita pela revista Empire, dos dez bigodes mais famosos do cinema. Detalhe, ele também é dono da primeira posição, com o bigode do personagem Daniel Plainview em SANGUE NEGRO (2007).

WAGNER MOURA (Narcos)
WAGNER MOURA Narcos MAN LAB
E como não pode faltar um representante brazuca, deixo aqui o do Moura. Tá, eu sei que é uma série. Mas o que importa aqui é o bigode, e não, o tamanho da tela. Para quem ainda não assistiu, fica a recomendação. Em NARCOS (2015), Wagner Moura se torna Pablo “El Patron” Escobar. Ele foi um famoso narcotraficante colombiano, morto em uma operação policial no início da década de noventa. O bigode, para ser sincero, não ficou lá muito parecido com o do Pablo Escobar. Mas a série, no todo, redime este pequeno detalhe.

Estes são alguns dos bigodes mais marcantes das telas, na minha opinião. Há, pelo menos, uns cinquenta bigodes que poderia citar, mas vamos ficar apenas nestes cinco mesmo.

BÔNUS
Deixo aqui a dica de um filme que se refere especificamente ao bigode: LA MOUSTACHE (2005). Trata-se da história de Marc, um homem comum que, num dia qualquer, decide tirar o bigode, que é sua marca registrada. Assim, ele acredita que todos irão notar a diferença e comentar sobre isso. O problema é que, para sua surpresa, ninguém percebeu a mudança. Pior, todos, inclusive sua esposa, afirmaram veementemente que ele não usava bigode há anos. Acreditando estar ficando louco, Marc inicia um questionamento sobre a própria existência e os mecanismos do universo. O filme aborda o campo dos dramas existencialistas e da importância de termos nossa própria identidade. O “sermos nós mesmos”, já citado em outro texto que escrevi, aqui no blog. 

Óleo para Barba Man Lab

Shampoo para Barba e Rosto Man Lab

Sabonete Masculino na Corda Man Lab

--

Sobre o autor: Marcelo Kantelle é colunista do blog MAN LAB, entusiasta da barba e criador do Canal BerserkeR MarceloKantelle, no Youtube. Procura passar por meio de seus vídeos e textos seu conhecimento sobre o assunto BARBA. Pode ser encontrado no email: marcelokantelle@hotmail.com


Deixe seu comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.

TROCAS E DEVOLUÇÕES

SATISFAÇÃO GARANTIDA OU SEU DINHEIRO DE VOLTA

Se por qualquer motivo um produto não atender às suas expectativas você poderá devolvê-lo, caso este ainda não tenha sido violado e não tenha sinais de uso. A nota fiscal e  todas as suas embalagens originais devem ser preservadas. A devolução do produto deve ser solicitada pelo email faleconosco@manlab.com.br em até 7 dias corridos, contados a partir do dia do recebimento. Deve-se seguir as instruções de devolução informadas por email, dessa forma você receberá 100% do seu dinheiro de volta.

Em caso de produtos quebrados ou com defeito, avise-nos imediatamente após o recebimento. Nós enviaremos outro produto prontamente ou devolveremos seu dinheiro - você escolhe.

PRODUTO EM DESACORDO COM O PEDIDO

Caso receba um produto diferente do que pediu, entre imediatamente em contato pelo email faleconosco@manlab.com.br notificando o caso em até 7 dias corridos após o recebimento do produto. Siga as instruções enviadas por email.